terça-feira, 26 de maio de 2015





XIX

Toda a noite o cão ladrou, ladrou. O eco entrava por mim adentro num misto de temor e raiva assassina. O arrastar da corrente aumentava também o sufoco e a impotência – minha e do cão. Quem andaria por entre as hortas? Que quereria o ladrão? Enrolei um cigarro junto à porta e ali me perdi entre baforadas e uma luz frouxa, enquanto os latidos passavam a uivos. Do chão saía um nevoeiro espesso, um ar gorduroso que se infiltrava na madeira do alpendre. Vi também as glicínias brancas e reluzentes, mas glicínias brancas e reluzentes não ficam bem neste poema gótico, portanto, opto por outra imagem: vi também umas campânulas roxas, que ondeavam ao sabor dos uivos. Os uivos não tinham descanso e ali perto havia um rugir sincopado a chapinhar no tanque. Do céu as nuvens pareciam querer cair sobre mim. Ah, tudo era negro e assustador! Depois, apaguei o cigarro e voltei para dentro. Dormias. Limpei pacientemente os óculos ao cós do pulôver, para finalmente sorrir: sem óculos tudo era diferente - e foi aqui que a realidade se tornou branca, tão branca que até me perguntaste por que não me voltava a deitar, porque não parava eu de inventar coisas.

  Mateus, Victor Oliveira. Negro Marfim. Fafe: Editora Labirinto, 2015, p 33 ( Prefácio: Miguel Real; Inventário de Inquietações : Texto de Ronaldo Cagiano)
.
.