sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017


          "Os Bancos"


Era bom descolar dos bancos, erguer o olhar acima
das cantarias, deste peso rotundo,
desta massa de cifras, destes arranjos de papéis abstractos,
destes homens que sou obrigado a ler e ouvir
como tributo ao facto de estar ainda vivo.
Tudo isto e o futebol
e os seus comentadores de camisa aberta,
deprime a minha idade, mata-me
mais cedo.

Eu descubro a febre antes dela me chegar aos membros,
olho-me ao espelho e pareço um cientista ambulante
desses que ganham prémios
e só lhes falta fixamente o próximo
para alcançarem o cómodo lugar de santos laicos.
As doenças estendem-se nos mapas,
as pestes são como as mariposas,
e tudo parece esvoaçar na febre programada.

Mas melhor mesmo era descolar dos bancos,
subir acima do mármore, adormecer sem idade nem estrela,
ou descer tão baixo que a água não consiga encontrar-me,
e os vermes duma beleza estranha, azul, tão movediça,
venham beijar-me os poemas, discípulos da morte.
Sim, descolar dos bancos, encher a boca de terra,
enfim, saber dormir.


  Carvalho, Armando Silva. A Sombra do Mar. Porto: Assírio & Alvim, 2015, pp 44-45.
.
.